Dia Mundial da Conscientização do Autismo

 Quero falar de um assunto que mexe muito comigo: Autismo. E de um modo geral, e não só porque hoje é o dia mundial de conscientização dessa disfunção global do desenvolvimento. Mas porque acho super importante as pessoas terem esta conscientização.

   E por ter estudado um ano inteiro sobre síndromes, transtornos e deficiências, qualquer assunto sobre isso vai me sensibilizar. E claro, a minha vontade de repassar tudo o que aprendi -com a professora mais inteligente do mundo-, vai ser maior e maior.

dia-do-autismo_6

   O que é Autismo?

   Não é deficiência. Não deve ser confundido como retardo mental ou lesão cerebral. O Autismo é um transtorno no desenvolvimento que compromete a comunicação e a interação social da criança. O autista geralmente apresenta comportamentos restritivos e repetitivos.

   Ocorre em diferentes graus: dos quadros mais leves, sem comprometimento da fala e da inteligência, até formas graves, com incapacidade de manter contato interpessoal.

   Seus sintomas costumam aparecer antes dos 3 anos de idade. Alguns sinais podem ser percebidos já no primeiro ano de vida.

   Necessita de acompanhamento especializado e atividades para estimular o desenvolvimento da criança, com tratamento específico para cada caso.

autismo

O dia 2 de abril foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), para ser o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Os eventos para essa conscientização começaram em 2 de abril de 2008. Nos eventos de 2010, a ONU declarou que o transtorno atingia cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

 A cor azul foi escolhida como símbolo do Autismo, pois este transtorno é de duas a quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas.

Bem, espero que tenham entendido um pouquinho desse transtorno. Acredite, isso é muito importante para a sua formação cultural. E sim, estou falando de respeito ao próximo.

Vista azul.

xoxo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s