Dia Mundial do Fusca

Eu, realmente, não sei nada de carro, mas se tem uma coisa que eu não escondo de ninguém é o meu amor pelo Fusca. E hoje, como Dia Mundial do Fusca, eu vim prestar a minha homenagem à este que não é um carro e sim um clássico.

O primeiro Fusca foi produzido, feito, construído, ou sei lá o que, em 1938. Foi o carro mais vendido do mundo, ultrapassando em 1972 o recorde que pertencia ao Ford Modelo T. Diferente da maioria dos carros, o projeto do Fusca envolveu várias empresas (Porsche, Audi e Mercedes-Benz) e até mesmo o governo do seu país (Hitler-Alemanha).

Ah, e além de apoiar o projeto do carro, Hitler tinha uma lista de exigências a serem cumpridas por Porsche, que era quem iria desenhar o carro. Entre elas, uma até irônica, comparada ao histórico de Hitler: “O carro deveria carregar dois adultos e três crianças (uma típica família alemã da época, e Hitler não queria separar as crianças de seus pais).”

O Fusca começou a ser importado para o Brasil a partir de 1950. Em 11 de setembro deste ano desembarcaram no porto de Santos 30 Volkswagen e permaneceram lá em exposição. O modelo importado era conhecido como “Split Window”, com o vidro traseiro dividido em dois.

     Em 1953, a empresa VW se instalou no bairro Ipiranga, em São Paulo e assumiu a montagem do veículo, até então montado pela Brasmotor (hoje Brastemp). O modelo já era, então, o que tinha janela traseira única, oval.

     Desse ano até 1986, o Fusca passou por diversas mudanças, mas neste mesmo ano parou de ser produzido, voltou só em 1993, por sugestão do presidente da República, Itamar Franco, e parou novamente em 1996, com uma série especial denominada Série Ouro, onde foram produzidos cerca de 47.000 carros.

O dia 22 de junho foi escolhido como o Dia Mundial do Fusca, porque nesta data, no ano de 1934, foi assinado o contrato entre a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã e o Dr. Ferdinand Porsche, começava então a saga do Fusca. É neste dia que se comemora o carro que foi eleito o Carro do Século (e não é pra menos).

O Fusca faz parte da minha vida desde os três anos, então não tem como não amar esse carro, quer dizer, esse clássico.

xoxo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s