Um dia no mar: passeio de escuna e as ruínas de um presídio

Oláá, voltei, estou aqui mais uma vez. Dei uma sumida básica de três semanas que é pra ninguém enjoar de mim haha a verdade é que eu decidi que queria viajar, e fui. E nessa minha viagem pra visitar os amigos eu descobri um lugar maravilhoso, na verdade assim, eu não descobri nada, me levaram até lá rs. E o mais legal de tudo é que nem precisa sair do país, porque fica ali no litoral norte de São Paulo.

No começo me disseram que a gente ia passear de escuna, ai eu pensei ‘nossa, que legal’, mas eu nunca ia imaginar que esse passeio ia dar em duas ilhas incríveis. E eu vou falar delas pra vocês. Embarcamos na escuna no pier Saco da Ribeira, que fica em Ubatuba, e fomos em direção à Ilha das Sete Fontes. Juro que quando a gente chegou eu pensei que tínhamos ido parar no nordeste haha um lugar incrível, com água cristalina e praticamente vazio, o que eu, como boa curitibana, acho ótimo.

Renata ♥

A segunda ilha é o ponto alto do passeio. Ilha Anchieta é rica em natureza e em história. Isso porque no século passado ela abrigava um presídio de segurança máxima, que começou a ser construído em 1902, mas foi fechada doze anos depois, voltando a funcionar apenas para presos políticos, em 1928. A desativação definitiva do presídio foi em 1952, quando aconteceu a rebelião mais sangrenta daquela época. Ah tem um filme muito bom sobre essa rebelião, se chama Mãos Sangrentas, é em preto e branco e foi dirigido pelo argentino Carlos Hugo Christensen, eles deram uma romantizada legal na história mas isso não impede de conhecer um pouquinho da história desse lugar.

A gente achou que dava pra fazer um mini-book haha da esquerda pra direita: Letícia, Renata, eu e Thaís

Mas, voltando à ilha, que é uma pérola, e é tão linda quanto a primeira. Na praia do engenho tem piscina natural e uma areia bem fininha, sabe. Sem contar que você ir de uma praia a outra, numa caminhada de cinco minutos numa trilha por dentro da floresta. E assim que você desembarca na ilha tem um guia que explica tudo certinho, então tem erro, é só aproveitar essa maravilha de Deus.

Enfim, galera, eu sou bem péssima pra dar dicas de viagens, porque eu realmente não consigo descrever tamanha maravilha, pelo menos não essas aqui. Mas quem tiver a oportunidade de visitar, vá. Te dou dois motivos pra você ir 1) é praia, tem mar e só esse já um motivo pra lá de bom e 2) um dia em alto mar, visitando lugares onde o ser humano não modificou tanto é simplesmente sensacional. E gente, o valor da escuna é só R$60, dá uma moral né 🙂

E isso é tudo pessoal.

Bom fim de semana

xoxo

p.s.: nas minhas pesquisas encontrei uma matéria da Folha de São Paulo sobre a rebelião no presídio da Ilha Anchieta, ela foi publicada no dia 21 de junho de 1952. Se você, assim como eu, tem uma quedinha por História, é só clicar aqui.

Deixe um comentário

