Padrão de beleza: percepções da perfeição

Fala galera do bem! Já faz uns dias que não apareço, eu até estava conseguindo vir uma vez por semana, mas chega uma hora que a inspiração acaba rs. Porém estou de volta, e hoje eu vou escrever sobre um assunto que se já não for bem clichê, é algo para se pensar mais uma vez.

A modelo dessa imagem tem um 1,65m e pesa 75kg. E essa imagem foi enviada a artistas gráficos mulheres de 18 países, foi pedido a elas que retocassem a imagem de um jeito que se encaixasse com as percepções de beleza, ou a forma feminina ideal, daquele país.

O resultado é surpreendente em alguns países, como na China e na Itália. O primeiro foi o país que mais emagreceu a menina no Photoshop, onde ela ficou com um peso equivalente a uns 46kg. Lembra, ela pesava 75kg. A Itália foi o único país da Europa Ocidental que modificou bastante a imagem original, mas nesse país as mulheres são obcecadas com a magreza e com a celulite, é o país no mundo que mais consome creme anti-celulite, não que isso seja um argumento de defesa, isso não justifica nada.

Os outros países europeus mantiveram a modelo mais próxima da imagem original, com a barriguinha e as coxas grossas, mas não passou em branco um retoque aqui, outro ali. A Espanha foi o país que chegou mais perto do peso original, pela imagem a modelo ficou com mais ou menos 69kg.

A cintura foi alterada no Photoshop na maioria dos países. Egito e México afinaram muuuito a cintura da moça, assim como os Estados Unidos e a Venezuela, os quatro ainda inflaram os seios da modelo em três números.

EgyptMexicoAnd very gaping thighs from the USA.Venezuela

Esse projeto foi proposto por uma farmácia britânica, a Superdrug Online Doctors, com o título Perceptions Of PerfectionE eles chegaram a uma conclusão nada animadora: as mulheres nunca acham que os seus corpos estão apresentáveis, nunca acham que estão a contento do olhar masculino.

Veja bem, não sou uma ativista contra a querer agradar, mas o padrão não deveria ser definido com base naquilo que nós queremos? Por que nós mulheres, principalmente, sempre temos que buscar como modelo de beleza aquilo que é posto nas passarelas e capas de revistas? Será que não podemos fazer o nosso próprio padrão de beleza com aquilo que realmente nos agrada a respeito dos nossos próprios corpos?

A gente sabe que graças as redes sociais, esses padrões de estética têm sido questionado e têm mostrado que é possível se libertar dessas amarras que a sociedade pôs em si mesma ao longo dos anos.

E eu desafio você a ser feliz com o próprio corpo, do jeitinho que Deus fez. E nem estou colocando em discussão fazer exercícios físicos, se alimentar corretamente, se cuidar… Então, aos ‘mimimi de plantão’, esse é um texto sobre padrões de beleza, ok.

Seja feliz.

xoxo

p.s.: Se você quer saber mais sobre o projeto, clique aqui.

p.s.²: Vou deixar uma música da Queen B pra vocês.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s