Outubro Rosa: com um toque você pode salvar sua vida

Olá todo mundo!! Hoje eu serei curta e objetiva (assim espero).

Como todo mundo sabe este mês é comemorado o Outubro Rosa, um movimento que nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da sociedade no controle do câncer de mama. Celebrada todo ano com o objetivo de compartilhar informações sobre esta doença e promover a conscientização.

Aqui no Brasil é a maior causa de morte entre as mulheres, com quase 50.000 novos casos por ano, mas é um inimigo que pode sim ser vencido com informação. De forma geral, o câncer de mama não tem uma causa única, mas alguns fatores de risco merecem atenção: •aumento da idade; •menarca precoce; •menopausa tardia; •nunca ter engravidado; •ter tido o primeiro filho depois dos 30 anos; •histórico familiar. Existem também os fatores de risco modificados, relacionados ao estilo de vida, como excesso de peso e ingestão regular de álcool.

Mas independente de ter ou não um fator de risco, toda mulher deve ter em mente a importância da prevenção e do dia rosa, o dia da sua mamografia anual. Isso porque a gente sabe que a mamografia é o único exame capaz de detectar tumores menores de 1 cm, que ainda nesse tamanho não pode ser sentido com as mãos, mas se diagnosticado e tratado rapidamente as chances de cura chegam a 95%. Mas isso não tira a obrigação de fazer o auto-exame.

E de acordo com a lei 11.664/08, todas as mulheres a partir dos 40 anos tem direito a um dia rosa por ano, o dia da mamografia.

E como todo ano, monumentos no Brasil e ao redor do mundo serão iluminados com a cor rosa para promover a conscientização.

Vista essa ideia. Vista rosa. 

xoxo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s