O Regresso: uma luta de sobrevivência e vingança

Faz um tempão que eu estou tentando escrever sobre esse filme e, sinceramente, a única coisa que me vem a mente pra descrever é: “QUE FILME INCRÍVEL!”. Eu não sei que poder é esse que o Iñárritu tem que faz uns filmes pra gente roer as unhas. E sem contar na excepcional atuação do DiCaprio. Daí juntou os dois e saiu esse filme que tem doze indicações no Oscar.

Leonardo DiCaprio interpreta o forasteiro Hugh Glass, que faz papel de guia para americanos caçadores numa região perigosa e nenhum pouco amistosa nos Estados Unidos de 1820 (essa é uma informação importante, porque faltou um pouco de contexto histórico no filme). E logo de início já temos uma cena de ação meticulosamente ensaiada e toda em plano-sequência, o que faz com que Emmanuel Lubeski caminhe para o seu terceiro Oscar seguido e mostrando do que o filme é capaz.

Depois de ser atacado por um urso, Glass fica seriamente ferido e é deixado à própria sorte pelo “companheiro” John Fitzgerald (e eu vou abrir um parêntesis aqui pra comentar a atuação do Tom Hardy. Enquanto o personagem do Leo exigia mais interpretação física e expressões emocionais, Hardy fez um papel com mais texto e um personagem complexo e faz a gente pensar no que significa ser coadjuvante num filme). Glass, no entanto, luta pra sobreviver com o único objetivo de ir atrás de Fitzgerald e ter a sua vingança.

Uma coisa que eu achei muito interessante, é que em alguns momentos o diretor faz a câmera ser notada, seja com gotas de água ou sangue ou até com a própria respiração do protagonista. A luta pela sobrevivência é parte importante da história, mas a poesia visual é impactante, com cenas absurdamente brutais e realistas, algumas até de fazer se revirar na poltrona, mas mesmo assim bela.

O Regresso é uma obra intensa, envolvente e deslumbrante. Possivelmente uma das melhores dos últimos tempos. Se o DiCaprio não levar o Oscar, quem vai ser perdendo é o próprio Oscar

Deem o Oscar pra esse homem!

xoxo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s