O Deus que sonda o nosso coração!

     Tem um louvor da Eyshila que diz assim “Tu és o Deus que me sondas, Tu és o Deus que me vê, não tenho todas as respostas, mas de uma coisa eu sei por toda minha vida Te adorarei.

     Essa canção vira e mexe está na minha cabeça e eu sempre me pego cantando ela, especialmente esse trecho. Mas parando para pensar um pouco nessa música e no que será que significa essa colocação “Tu és o Deus que me sondas“?

     Em Salmos 139, versículo um e dois, diz: “Tu me sondas e me conheces, conhece o meu deitar  e o meu levantar“. Eu sei que Deus me conhece e que Ele é onipresente, que está em todos os lugares, e que Ele está sempre me vendo, mas sondar tem a ver com ‘estou observando sem ele saber, estou observando sem que ela saiba’. Sondar tem a ver com explorar, observar, analisar. Sabe quando o médico fala que vai sondar o paciente? Ele vai analisar o paciente, vai investigar. Deus te investiga, sabia? Ele te analisa pedacinho por pedacinho, e o mais louco é pensar que Ele me sondou, que Ele me investigou a minha vida inteira, desde os meus primeiros passos até agora. Isso pode ter uma aplicação muito grande em várias áreas da nossa vida, principalmente na área como cristãos, sabendo que tudo que a gente faz é observado por Deus e apesar de sabermos que Ele é onipresente, as vezes nos esquecemos disso, mas se nós nos lembrarmos disso sempre, pode nos ajudar a sermos mais parecidos com Cristo, a andarmos com mais cautela.

     Ele não está simplesmente te olhando, Ele está com os olhos fixos em você, compenetrado, observando cada passo seu, te olhando. E eu tenho certeza que se você parar pra pensar nisso agora você pode até sentir os olhos de Deus sobre você. Dá até um nervoso, porque é um olhar que talvez a gente não consiga encarar de volta, por sabermos que somos pequenos e Ele é tão grande, somos cheios de falhas e Ele é tão perfeito.

     Eu tenho a impressão de quando alguém te olha muito fixamente, aquela pessoa está esperando algo de você. Então, quando Deus está nos olhando, nos sondando, Ele está esperando que a gente tenha algo pra falar. As vezes dobramos os joelhos, fazemos as nossas orações formais, mas talvez diante do olhar de Deus não conseguimos falar nada, ficamos meio constrangidos porque nos sentimos totalmente despidos, totalmente indefesos e temos medo de abrir o coração pr’Aquele que sonda o nosso coração.

     Muitas vezes desabafamos com algum familiar, algum amigo, colega do trabalho, mas nem sempre desabafamos com nosso melhor Amigo. Aquele que observa não só o nosso rosto triste, mas observa também o sentimento por traz daquele sorriso fingido, que ninguém percebe. Deus observa e sabe quando estamos realmente bem e quando precisamos falar algo que está nos incomodando, algo que ainda não superamos, algo que dói muito e que parece que não vamos conseguir caminhar se não falar, se não sentir esse peso saindo.

     Pense nessa reflexão um pouquinho. Talvez essa seja a hora de você abrir o seu coração para Deus e desabafar, contar para Ele o que tem te incomodado. Com certeza, Ele está ai do seu lado esperando você corresponder ao olhar Dele.

xoxo

Deixe um comentário

